Início » “Estamos caminhando para um cenário terrível. E não terá como enviar pacientes para outros estados. Estarão todos lotados”, afirma epidemiologista

“Estamos caminhando para um cenário terrível. E não terá como enviar pacientes para outros estados. Estarão todos lotados”, afirma epidemiologista

de Antônio Paulino
11 visitas
“Eu não antevejo ao logo do ano de 2021 uma melhora grande na questão da pandemia”, explica João Bosco

Goiás deve vivenciar nos próximos dez dias os piores desde o início da pandemia da Coronavírus. A afirmação é do médico epidemiologista e professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG,  Dr. João Bosco Siqueira Júnior. Para ele, o que se tem visto nesta última semana é algo muito diferente do que ocorreu na primeira onda da pandemia, principalmente, pela velocidade em que os casos estão aumentando e a forma como recursos estão se esgotando.

João Bosco explica que as causas desta mudança é a circulação das novas variantes, em particular da Amazônia, conhecida como P1, aliada com a maior mobilidade da população. “A diminuição do cuidado, o aumento do contato entre as pessoas, das festas e aglomerações, e uma variante que tem mais capacidade de causar infecção. Essa combinação de fatores é ideal para uma tempestade perfeita”, pontua.

Colapso

O médico acredita em um colapso da saúde no Brasil nos próximos dias. Segundo ele, diferentemente do que ocorreu durante a primeira onda, atualmente todos os estados estão com alto índice de contaminação.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário