Detran-Semana Nacional de Trânsito
Início » Yoguines catalanas fazem saudação ao sol no alvorecer do dia

Yoguines catalanas fazem saudação ao sol no alvorecer do dia

de Antônio Paulino
9 visitas

O silêncio e a monotonia do parque ambiental Calixto Abrão foram quebrados no alvorecer do último sábado (4) com mantras (músicas de meditação) e suaves movimentos praticados por 12 yoguines catalanas. Elas escolheram o início da Primavera e um dos ambientes onde a natureza se manifesta com maior vigor em Catalão para praticar os 108 Suryas Namaskar (palavras que, em Sânscrito, significa Saudação ao Sol).

O 108 é o número de sequencias de exercícios que, desde a pré-história, o hindu repete para reverenciar Sávitri, o deus-sol. Para o hindu ou qualquer outro povo, a estrela central do Sistema Solar é a fonte de energia de todas as formas de vida. “Com a ocidentalização da Yoga, o Surya Namaskar foi sendo esquecido”, afirmou a yoguine Lara Stoppa. Ela disse que promoveu o ritual no parque também para resgatar a secular tradição.

“Muita gente pensa que a Yoga é apenas uma atividade física. Outros não se interessam porque pensam que ela é religião. Ela não é nada disso, é uma filosofia de vida. A saudação ao sol é uma busca de energia. Yoga é bom para o físico e para a alma. É uma prática que dá equilíbrio para a pessoa. Ela é muito auspiciosa”, destacou a dona de casa Rubiana Salomão Barbosa, praticante de Yoga há 8 anos. Apesar disso, ela garante que sábado foi a primeira vez que repetiu o 108 Suryas Namaskar.

0 comentario
0

Deixe um comentário