
O governador Ronaldo Caiado foi um dos homenageados com a medalha de Honra ao Mérito e o certificado de “Amigo do Poder Judiciário”, durante a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Carlos Alberto França, realizada nesta segunda-feira (1º/02), em Goiânia. França substituiu o desembargador Walter Carlos Lemes na presidência da Corte.
Durante a cerimônia, Caiado destacou que, se o Governo de Goiás conseguiu avançar e atingir metas, às vezes tidas como impossíveis, não foi por mérito apenas do Executivo. “Graças à maturidade dos Poderes e órgãos independentes, com sugestões, participação direta em todas as decisões e em debates exaustivos”, listou o governador, ao citar a fórmula que tem permitido ao Estado superar a crise fiscal e as consequências econômicas e sociais advindas da pandemia. Ele ainda se comprometeu a honrar o reconhecimento recebido. “Uma iniciativa que não apenas sensibiliza, mas também impõe muito mais responsabilidades”, ressaltou.
Ao novo presidente do TJGO, o governador garantiu: “Terá, por parte do Executivo, total parceria e condições para defender o Tribunal de Justiça”, disse. “França discutiu conosco matérias relevantes que afetariam a população do Estado de Goiás”, completou. Caiado também falou sobre a importância de ter representante do Estado nas grandes cortes nacionais. “Estarei sempre à disposição, porque Goiás tem pessoas capacitadas, competentes para poder também ocupar cadeiras nas casas maiores do Judiciário”.
Por sua vez, Carlos Alberto França reafirmou o propósito de prosseguir com a união de esforços. “Manteremos respeitosa convivência e republicana parceria com os poderes Executivo e Legislativo, fazendo valer o mandamento constitucional de harmonia”. Ele assegurou que terá como norte o trabalho de fortalecimento do Judiciário no Estado. “Como acertadamente afirmou o filósofo inglês John Locke, as ações de uma pessoa são os melhores porta-vozes de seus pensamentos”, assinalou.
Agradecimento
Às autoridades que deixam suas funções, Caiado direcionou palavras de reconhecimento pelo empenho na atuação jurídica neste último biênio. Ele lembrou situações em que a parceria foi fundamental para vencer desafios. “Em um momento delicado, recorri ao Tribunal de Justiça, que fez um empréstimo pelo fundo que é específico do Tribunal. Nosso objetivo foi salvar as dívidas com os servidores que estavam com os salários de novembro e dezembro atrasados, [deixados pela gestão anterior]”, recordou-se.