
Ao finalizar 2020, o Sindicato Rural de Catalão comemora seus números ao longo do ano. Mesmo com pandemia, a entidade cresceu em vários aspectos.
Em um balanço feito pelo seu presidente Renato Ribeiro, ele destaca que o ano fechou com um saldo positivo: “Sem a CNA, que é o imposto que deixamos de recolher, e com pandemia e tudo, encerramos o ano com dinheiro em caixa”, disse ele. A contribuição sindical da CNA deixou de ser obrigatória a partir do ano de 2017 e era calculado pelo valor do ITR declarado.
Mesmo sem a contribuição, o Sindicato Rural de Catalão fechou o ano com R$ 190mil em caixa. O presidente destacou também a reforma e ampliação do prédio do sindicato, como outra vitória de 2020. O novo prédio está com as obras em fase de conclusão e terá sala de reuniões e um auditório. “Nossa sede está quase pronta e reformamos com dinheiro do associado”. Por conta da pandemia, os cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Sistema Faeg/Senar, passaram a ser de forma remota e só retornaram presencialmente no mês de outubro, seguindo todo o protocolo de segurança contra a Covid19.
Mas o aumento no número de associados é o maior destaque do ano, segundo o presidente. A entidade chegou a filiar 10 produtores em dois dias; 16 em 40 dias. “Isso nos surpreendeu. Em três anos saímos de 250 associados para 700, tornando o Sindicato Rural de Catalão o maior
em número de filiados no estado de Goiás. São produtores rurais que foram em busca de uma entidade representativa no setor em Catalão. Isso realmente é uma vitória nossa. Mostra que estamos no caminho certo”.
Em 2020, o setor do Agro foi o único na Economia que apresentou saldo positivo. De janeiro a outubro, um levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com base nos dados do Cadastro de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério da
Economia, mostrou que foram 5.758 novos empregos formais criados (dentro da porteira), o que representa 25,5% das vagas.
A expectativa para o ano de 2021 é que tudo volte ao normal e a 42ª Expo 2021 seja realizada no mês de julho, como programada. Por conta da pandemia, ela não foi realizada em 2020. “Temos mais tempo para planejá-la. Ela virá do jeito que todos esperam com grandes shows e novos produtos que teremos, além do charme que todo mundo espera dessa festa”, pontuou.
Ao fim de 2020, atípico como foi, Renato Ribeiro deixa sua mensagem de final de ano: “Um feliz Natal a todos produtores rurais de Catalão e região e um feliz 2021 a todos nós também”.
Por: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Catalão