
O período chuvoso chegou e o motorista que trafega pela BR-050, em Goiás e Minas Gerais, deve estar preparado para a possibilidade de dirigir com chuva e pista molhada. O momento exige atenção redobrada já que o registro de acidentes cresce nos meses em que se concentram as precipitações, entre outubro e maio, conforme levantamento da Eco050, responsável pela administração de 436,6 km de concessão que liga Cristalina-GO a Delta-MG.
A boa notícia é que com os cuidados necessários é possível fazer uma viagem segura e tranquila, mesmo em um dia de tempo instável. O segredo é ter calma e respeitar os limites do veículo e da pista, tendo em vista que a maioria dos acidentes neste período são ocasionados por falha humana. A perda de controle direcional, por exemplo, representa cerca de 47% das ocorrências já registradas em dias chuvosos ao longo do trecho concessionado da BR-050, entre 2015 e 2019.
Dessa forma, para evitar sustos, a primeira dica para que quem estiver na rodovia e se deparar com chuva é diminuir a velocidade e aumentar a distância do veículo à frente. “São medidas que permitem ter alguma reação mais segura em casos de imprevistos. Em virtude de uma baixa aderência da pista, por exemplo, o motorista pode diminuir a velocidade a 80 km/h, mais ou menos, para uma faixa em que ele se sinta seguro para conduzir”, afirma o Gerente de Atendimento ao Usuário da Eco050, Igor Barros.
Garantir boas condições de visibilidade também é importante. Por essa razão, tanto quanto acionar os limpadores, é ideal ligar o sistema de ventilação de ar para evitar que o para-brisa embace. Além disso, ligue os faróis baixos para facilitar que seu veículo seja melhor avistado por outros motoristas.
Também é recomendado evitar ultrapassagens, a menos que seja extremamente necessário. Nesses casos, o cuidado deve ser em dobro, seja pelo aumento da velocidade, seja pela maior dificuldade em enxergar a pista.
Em caso de aquaplanagem, nada de acionar os freios. O correto para estes casos é tirar o pé do acelerador e firmar o volante até que o veículo retome contato com o asfalto.
MANUTENÇÃO REFORÇADA
Assim como as medidas de direção defensiva, também se faz necessário reforçar a manutenção preventiva do veículo para uma viagem segura durante a chuva.
“No período chuvoso, como os riscos nas rodovias podem ser maiores, o cuidado com a manutenção também deve ser maior. O destaque fica para a substituição das paletas do limpador de para-brisa e para as verificações do desgaste nos pneus”, diz Igor Barros.
Para boas condições de segurança, os pneus devem ter os sulcos acima de 1,6 mm e estarem sempre bem calibrados.