Goiás possui um plano de vacinação adiantado para, assim que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 forem disponibilizadas, atender aos goianos. Em relação aos insumos, já foi feita a aquisição de 2,5 milhões de seringa e agulhas, o que garante a cobertura de 1/3 da população.
Segundo a superintendente em Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, já está previsto o envio de insumos pelo governo federal, mas a gestão estadual optou pela compra para garantir que não falte o material em caso de desabastecimento, por exemplo.
Outra medida necessária para o plano de vacinação diz respeito à necessidade de ampliação da rede de frios, que são as geladeiras para armazenamento da vacina com gerador. “A ideia é ampliar a capacidade de armazenamento em cinco regionais, para evitar a dependência de Goiânia”, detalha Flúvia.
De acordo com a superintende da SES, a logística para armazenamento e distribuição estão adiantadas, a parte de aplicação concluída e as câmaras frias estão bem encaminhadas. No entanto, ainda não é possível falar em quantidades de doses e datas de vacinação.
(Com informações do Jornal Opção Online)