

A pandemia do coronavírus interferiu profundamente na realização da edição número 144 da tradicional Festa do Rosário que vai acontecer mo período de 02 a 12 de outubro, aqui em Catalão. Por causa do vírus, o evento terá apenas a parte religiosa através da internet. Este ano não haverá a parte social, com a presença das barraquinhas e eventos no salão do Folclore. Toda programação religiosa, começando pela Alvorada, passando pelo levantamento da bandeira, missas e entrega da Coroa terão transmissão pela página da Irmandade do Rosário na internet.
Em entrevista ao apresentador Antonio Paulino, na Rádio TOP FM, na manhã desta terça-feira, o presidente da Irmandade do Rosário, João Costa, conhecido como Costinha, explicou em detalhes como acontecerão os eventos religiosos. Na Alvorada, por exemplo, primeira manifestação reunindo as congadas, na abertura da festa, apenas alguns membros de cada terno vão estar presentes, participando de dentro de uma caminhonete.
Haverá missa todos os dias às 18 horas, com a presença somente da equipe que participará das transmissões pela internet. Até mesmo a Entrega da Coroa, quando os festeiros deste ano passarão a Coroa da santa para os festeiros do ano que vem, acontecerá dentro da igreja do Rosário, com a presença de pouca gente.
Sobre a escolha dos festeiros de 2021, Costinha avisou que até o dia 25 deste mês de setembro as pessoas interessadas em colocar seus nomes como candidatos a festeiro poderão se manifestar por escrito colocando seu nome dentro de um envelope e entregando para alguém da diretoria da Irmandade. No dia 30 de setembro, a diretoria se reúne para anunciar o nome escolhido para festeiro do ano que vem.
Apresentação das congadas se dará apenas em alguns eventos com a participação de poucos membros de cada terno
Este ano, não haverá missa campal na porta da igreja