Em sessão realizada pela internet, na quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Firminópolis cassou o mandato do vereador Rafael Barbosa de Sousa (PRP), conhecido como Rafael Modas, que deu risada e mandou beijo ao ser preso suspeito de “rachadinha”, esquema no qual um servidor público indicado por ele é obrigado a lhe repassar parte do salário.
Beijos após a prisão
Rafael foi detido em 5 de março, em uma praça em frente à prefeitura, quando, segundo a investigação, pegava parte do salário de um servidor comissionado. Ele ficou conhecido porque deu risada e mandou beijos de dentro de um carro da polícia, após ser preso em flagrante.
De acordo com a investigação da Polícia Civil, o servidor comissionado indicado pelo político recebia R$ 2,4 mil por mês. Porém, tirava R$ 1,4 mil para repassar ao parlamentar cassado.
Rafael responde ao processo em liberdade. A prática da “rachadinha” se enquadra no crime de concussão, quando o funcionário público obtém vantagem indevida. A pena em caso de condenação varia de 2 a 12 anos.