O transporte de produtos indispensáveis à população, como alimentos e medicamentos, é uma das poucas atividades econômicas que não foi interrompida em meio às políticas de contenção do coronavírus. Para garantir que profissionais que atuam no setor logístico desempenhem suas atividades com saúde e segurança, a Eco050 montou dois Postos de Apoio Avançado ao Caminhoneiro, abertos a partir desta semana, das 10h às 16h.
Com foco na orientação e no apoio ao trabalhador do transporte de cargas, a equipe médica da concessionária esclarece dúvidas sobre a transmissão, sintomas e prevenção. Durante a abordagem, são distribuídos kits de higiene (máscara, luva e álcool em gel 70%) e alimentos aos caminhoneiros.
A inciativa conta com parceria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cedeu os espaços físicos dos postos de Uberaba-MG (KM 166) e Catalão-GO (KM-286) para o atendimento.
ATENDIMENTOS ESSENCIAIS
Para quem trafega ao longo dos 436,6 km de concessão entre Cristalina-GO e Delta-MG, a Eco050 manteve toda oferta de atendimento médico, socorro mecânico e monitoramento da rodovia. Os serviços funcionam 24 horas e podem ser acionados pelo 0800 940 0700.
Os motoristas encontram orientações e suporte sobre o combate ao Covid-19 nos nove pontos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) distribuídos ao longo da via. Os SAUs contam com abastecimento de água, banheiro, fraldário e serviço de informações.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Foram afastados os profissionais enquadrados no grupo de risco – maiores de 59 anos, gestantes, diabéticos, cardíacos e com problemas respiratórios, além da determinação do trabalho remoto a todos os profissionais cujas funções podem ser exercidas à distância.
Com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo Federal, a concessionária distribuiu álcool gel em todos os postos de trabalho e treinou os colaboradores para adotarem um rígido protocolo de higienização constante das mãos, limpeza e acondicionamento dos locais de trabalho e viaturas (inspeção, ambulâncias e guinchos) para mitigar o risco de contaminação pelo coronavírus.