Nos bastidores políticos a grande dificuldades que os partidos, pequenos e grandes, estão encontrando é para formatar chapas de vereadores para a eleição deste ano. Com as mudanças na legislação eleitoral, que começam a vigorar este ano, as siglas não estão conseguindo encontrar pessoas dispostas a enfrentar as urnas visando alcançar uma vaga na Câmara Municipal.
Diferentemente das eleições anteriores, quando pequenos partidos podiam fazer coligações para a Câmara, hoje a legislação eleitoral não permite mais essa prática. Sendo assim, cada partido tem que formar sua própria chapa e disputar sozinho as vagas no legislativo municipal.
Só pra se ter uma ideia, para eleger um vereador em Catalão o partido tem que alcançar cerca de 3.300 votos. Os pré-candidatos que disputam pela primeira vez uma eleição, não estão querendo entrar em partido que já tem vereador na disputa, pois, as chances deste candidato acabam sendo maiores que dos outros, por já ser mais conhecido e estar exercendo o cargo.
Hoje não vale mais aquela teoria de que é mais fácil se eleger candidatando em um partido pequeno. Não é assim mais. Disputar por um partido pequeno agora é mais difícil do que num partido grande. É por isso que todos os partidos estão encontrando dificuldades para atrair candidato para disputar uma vaga na Câmara Municipal.