A partir deste mês de maio, a MGO Rodovias realiza uma campanha de alerta e prevenção a focos de incêndio e queimadas na BR-050, conscientizando motoristas, produtores rurais e moradores de perímetros urbanos sobre os riscos à sua segurança e ao meio ambiente provocados por atitudes que podem gerar acidentes e perdas à fauna e à flora.
Os focos de incêndios às margens de rodovias se multiplicam no período de estiagem (maio a setembro), alimentados pela baixa umidade do ar e a vegetação seca, que propaga o fogo e a fumaça, comprometendo a visibilidade dos motoristas e aumentando o risco de acidentes.
Segundo o Centro de Controle Operacional da MGO Rodovias, de maio a setembro de 2018 foram registrados 472 atendimentos a ocorrências de incêndios na BR-050, sendo 327 em Minas Gerais e 145 no trecho goiano.
Como medida preventiva, durante o ano, a MGO Rodovia faz aceiros – remoção da vegetação numa faixa de 3 metros de largura entre as cercas das propriedades rurais e a faixa de domínio da rodovia – para evitar que o fogo se alastre; procedimento que os produtores também devem adotar ao longo de cercas divisórias com outras fazendas e dentro da sua propriedade. Em caso de emergência, todas as viaturas de inspeção de tráfego da concessionária possuem também abafadores para combater incêndios.
Sem esse e outros cuidados, todos acabam pagando pelo mau comportamento de alguns motoristas que lançam bitucas de cigarro pelas janelas dos veículos em movimento; moradores que jogam e queimam lixo doméstico e entulho às margens da via; produtores rurais que ainda fazem queimadas para limpar terrenos e renovar pastos; e os que acendem fogueiras perto de matas e soltam balões. Essas práticas condenáveis também ameaçam o meio ambiente e a vida, pois destroem habitats, extinguem espécies, geram problemas respiratórios decorrentes da fumaça inalada e grandes prejuízos econômicos.
Para alertar motoristas, produtores rurais e moradores sobre os problemas que essas práticas podem causar e orientá-los sobre como se comportar caso se deparem com focos de incêndio, a concessionária vai distribuir nas praças de pedágio 20 mil exemplares da sua revista Boa Companhia, com informações e orientações sobre o assunto; inserir mensagens nos painéis de mensagens variáveis (PMVs) ao longo da BR-050, no seu site: www.mgorodovias.com.br e Twitter: @MGORodovias; além de instalar outdoors da campanha em trechos de Minas Gerais e Goiás da BR-050.