Todos os sábados e domingos a Praça Públio de Sousa, conhecida como Praça Redonda, no Bairro das Américas, fica tomada por pessoas e instituições de caridade de Catalão que vão ali promover bazares com o fim de conseguir recursos para sua sobrevivência ou ajudar quem precisa.
A atividade comercial naquele local começou há mais de 10 anos, conforme depoimento da senhora Cida, que conta que nos finais de semana vai para a praça vender roupas e calçados usados para ajudar nas despesas domésticas. Assim como ela, diversas outras pessoas também comercializam vestuários e calçados usados bem baratinho. “Aqui é a feira dos necessitados, aqui se compra peças a partir de 2 reais”, conta a comerciante autônoma.
Igrejas e clubes de serviços também praticam esse tipo de comércio na Praça Redonda, nos finais de semana, para arrecadar dinheiro e sustentar suas ações sociais. O número de vendedores vem aumentando gradativamente, à medida que a oferta de empregos na cidade vem ficando cada vez menor. Cada um se vira como pode para defender seu sustento honestamente.