O excesso de burocracia na administração pública do Brasil é tão grande que certas situações beiram o absurdo. É o caso, por exemplo, da falta de ônibus fazendo a linha entre Catalão e Uberlândia. A inoperância, burocracia, anarquia, desprezo e outros adjetivos que cabem nessa situação, deixam a população irada. Mas nada pode fazer para resolver um caso que parece ser muito simples, se não fosse a excessiva burocracia no nosso país.
Há muitos anos a empresa Expresso Araguari fazia a linha entre Catalão e Uberlândia, e vice versa, atendendo a grande demanda de passageiros que diariamente frequentam as duas cidades. Eram vários horários por dia. Mas, de uma hora para outra, sem aviso prévio, a empresa deixou de fazer o transporte dos passageiros daqui para Minas Gerais, e de lá para cá.
O transtornos foram enormes para muita gente que necessita dos ônibus para se deslocarem entre uma cidade e a outra. Gente que tem negócios lá, precisam fazer compras, estudantes que fazem faculdade em Uberlândia, de uma hora pra outra tiveram que se virar para atender suas obrigações ou compromissos.
É lamentável que no Brasil as instituições funcionem tão mal, prejudiquem tanta gente e causem tantos transtornos na vida da população. Veja o que a ANTT, órgão do governo federal que regula os transportes terrestres no Brasil escreveu para tentar explicar a situação. É um esculacho, para não falar coisa pior:
“Entendemos a situação dos passageiros que viajem neste trecho, mas para autorizarmos outra empresa, temos que seguir o que a legislação determina.
Lembramos que já foi publicado o resultado do sorteio neste link
http://www.antt.gov.br/salaImprensa/noticias/arquivos/2017/09/ANTT_publica_resultado_de_processo_seletivo.html
Ocorre que a empresa vencedora ainda está apresentando a documentação complementar para operação desse mercado. Após esse tramite, o processo irá para a Diretoria da Agência autorizar e publicar a LOP (Licença Operacional).
Importante enfatizar que a Agência está empenhada em resolver essa questão o mais rápido possível para minimizar os transtornos aos usuários da linha”.