O tempo não pára e está em constante evolução. As coisas mudam, se transformam e acompanhar esse processo é necessário. Mas, vamos falar de tradição, cultura, fé, religiosidade. A Festa do Rosário de Catalão já tem mais de 140 anos e até o ano passado era realizada no mesmo formato. As barraquinhas de comércio eram montadas de forma improvisadas em torno da praça. Todo mundo era acostumado com aquela “bagunça”. Nada padronizado, tudo improvisado, mas original. Esse ano a prefeitura conseguiu quebrar a tradição e inovou na parte comercial, substituindo as tradicionais barracas por tendas padronizadas.
Será que ficou melhor? Será que os barraqueiros gostaram? Será que a população aprova? São perguntas que após a festa poderão ser respondidas com mais propriedade. Mas, pra quem estava acostumado há tanto tempo com o padrão antigo, ficou meio estranho ver aquelas tendas no lugar nas barraquinhas improvisadas.
Até o grande ranchão que havia em frente a igreja foi substituído por uma grande cobertura em formato oval. Também ficou esquisito. Para meu gosto, foram mudanças muito radicais, que quebraram o clima e já nem parece mais a nossa centenária Festa do Rosário, que conservou por tantos anos uma tradição que vinha dando certo. Uma pena.